LIGAMOS
PARA VOCÊ

FALE COM UM
CONSULTOR

FALE via
whatsapp

JÁ EStÁ INDO EMBORA?

Não achou o que procurava? Deixe-nos ajudar a encontrar o
imóvel do seu sonho.

A KATZ liga para vocÊ

Nosso consultor entrará em contato

INFORME O SEU WHATSAPP
QUE ENTRAMOS EM CONTATO

Se preferir, entre em contato direto pelo aplicativo clicando no botão abaixo:

Blog

Fique por dentro do
mercado imobiliário

6 etapas para construção de empreendimentos

Em Belo Horizonte, a construção de empreendimentos, sobretudo os de luxo, voltou a sair das pranchetas de arquitetos e engenheiros. Alguns, como o Ventura, saltam aos olhos por equilibrar funcionalidade e requinte. Causam admiração, claro, mas também trazem uma série de questionamentos.

Os que procuram por imóveis do tipo, muitas vezes, querem informações que vão além de preços, localização e serviços oferecidos. Não são poucos os que guardam curiosidade, por exemplo, em saber como a construtora ou a
incorporadora chegou àqueles traços ou por que aquele terreno foi o escolhido.

As perguntas são tão diversas quanto às referências de quem escolheu esse segmento para empreender. Para facilitar os que estão em busca de um desses imóveis, e andam cheio de dúvidas, listamos aqui as seis etapas dos projetos, da gestação às entregas.

1. Conhecimento de mercado

Em regra, projetos para a construção de empreendimentos  buscam suprir uma carência. Um quarto novo na casa é sinal que a família está crescendo. No caso das construtoras, o ponto de partida é identificar qual a necessidade de consumo daquele momento, como foco em determinados públicos. Será para atender esse segmento populacional carente de empreendimentos que o projeto ganhará forma.

2. Terreno

Com o futuro consumidor em mente, escolhe-se o terreno. Aqui, não se leva em consideração apenas as facilidades de acesso ou as paisagens ao redor. As construtoras também buscam áreas viáveis financeira e juridicamente acessíveis e sem entraves de ordem ambiental para a construção de empreendimentos.

3. Projeto

Decidida a área, parte-se para o projeto propriamente dito, que deve respeitar, sobretudo, as leis urbanísticas e planos diretores dos municípios.

Outra fase importante engloba a arquitetura. Os profissionais tomam referências que vão ao encontro das demandas do público-alvo. Decidem por cores, fachadas, acabamentos, jardinagem. Todos os pontos devem respeitar não só a estética, mas também o conforto de quem ali irá morar ou trabalhar.

4. Registro

O projeto, então, é encaminhado aos órgãos competentes, ligados às prefeituras e ao Estado. Depois de vencer um cronograma de aprovações, que inclui a obtenção de licenças, a construtora estará apta a executar a obra.

5. Construção de empreendimentos 

Normalmente, inicia-se a terraplanagem. Depois, os alicerces e a base dos sistemas hidráulicos e elétricos. Parte-se para os acabamentos das unidades e das áreas coletivas. Por fim, instalam-se peças como luminárias, interfones, elevadores. A lista de utilidades para a construção de empreendimentos de luxo tende a ser bem grande. 

 

Edifício institucional em Seul, Coréia do Sul.

Projeto assinado por David Chipperfield. Foto Noshe

6. Entregas

Muitas vezes, logo após o registro, os corretores já se disponibilizam para encontrar compradores. Os bons profissionais do ramo conseguem responder, de pronto, sobre toda as cinco etapas, além de outros detalhes, relacionas à construção do empreendimento. Eles conseguem, inclusive, esclarecer os compradores sobre quais as melhores formas para financiar o imóvel e as diferentes formas de pagamento. É possível adquirir unidades até por bitcoin

Edifício institucional em Seul, Coreia do Sul.

Edifício institucional em Seul, Coreia do Sul. Foto Noshe

Caso seja você quem está do lado do balcão, como vendedor, vale mais uma dica. Navegue pelas páginas da Katz e conheça nossa cartilha de imóveis. São mais de 40 anos voltados ao mercado de construção de empreendimentos de luxo em Minas Gerais e, mais recentemente, na Bahia. 

Agora que você sabe como nascem os empreendimentos, assine a nossa News e continue por dentro de assuntos variados, mas sempre objetivos. 

 

Confira o nosso infográfico.

 

infografico

assine nossa newsletter

Receba antecipadamente oportunidades e lançamentos.