Carregando..

Aguarde. Estamos enviando!

JÁ EStÁ INDO EMBORA?

Não achou o que procurava? Deixe-nos ajudar a encontrar o
imóvel do seu sonho.

A KATZ liga para vocÊ

Nosso consultor entrará em contato

INFORME O SEU WHATSAPP
QUE ENTRAMOS EM CONTATO

Se preferir, entre em contato direto pelo aplicativo clicando no botão abaixo:

Blog

Fique por dentro do
mercado imobiliário

10 dicas para se prevenir do câncer de mama

O câncer de mama é o desenvolvimento de um tumor maligno na região mamária. Ele não tem uma causa única, seu surgimento decorre do resultado da interação de fatores genéticos, estilo de vida, hábitos reprodutivos e meio ambiente. A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

É um câncer de evolução lenta: calcula-se que seja necessário um período de seis a oito anos para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Por isso, só o autoexame não é capaz de descobrir o câncer de mama em estágio inicial. Logo, todas as mulheres devem realizar a mamografia regularmente dos 50 aos 69 anos. Ela é capaz de detectar lesões muito pequenas, ainda em fase inicial (milímetros), e o diagnóstico nesse estágio permite tratamentos que preservam a mama, retirando-se apenas a lesão.

 

ot-rosa

 

Trata-se do câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil . Mas o que tira o sono de médicos e especialistas é que esse câncer é curável quando descoberto no início. O que nos leva a crer que o causador de tantas mortes é a falta de conscientização sobre a prevenção e os cuidados para o diagnóstico precoce da doença.

Por isso, listamos aqui 10 dicas pra se prevenir do câncer de mama e ajudar a conscientizar parentes e amigos sobre a doença:

 

    1. Tenha uma alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e verduras. Lentilha, feijão branco e grão-de-bico são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.

 

    1. Mulheres acima de 40 anos precisam fazer mamografia a cada 2 anos. Principalmente aquelas que têm histórico da doença na família.

 

    1. Mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. Não é recomendável, porém, se precisar, faça-o sob orientação médica.

 

    1. Não fume. Pesquisas afirmam que fumar aumenta em muito as chances de se ter câncer de mama.

 

    1. Faça o autoexame. Não dispense-o, pois cerca de 80% dos casos são descobertos por ele. O câncer de mama é silencioso. Sem sintomas, portanto. Por isso é tão importante fazer sempre o autoexame.

 

    1. Não beba. Mesmo que em pequenas doses ou esporadicamente, o consumo de bebida alcoólica aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, principalmente se for associada ao tabaco.

 

    1. Pratique uma atividade física e saia do sedentarismo. Mulheres obesas produzem maiores quantidades de estrogêneo, que é um hormônio feminino ligado ao aparecimento de compostos cancerígenos.

 

    1. Tome um banho de sol de 10 minutos antes das 10h e depois das 16h. O sol aumenta a produção de vitamina D do corpo, o que reduz pela metade os riscos de se ter câncer de mama.

 

    1. Sopa de tomate e suco de cenoura. Faça essa refeição pelo menos 2 vezes por semana. Além de muito nutritiva, ela fornece antioxidantes que reduzem os riscos de câncer de mama.

 

  1. Amamente. Mulheres que amamentam durante mais tempo reduzem os riscos de câncer de mama, segundo pesquisas.

 

Mas lembre-se, nada substitui a consulta médica, em caso de dúvidas, agende uma consulta e vá ao médico.

 

Woman holding breast with pink ribbon over white background. Concept photo to support breast cancer cause. PS: you can change the pink ribbon into red for AIDS support cause.

 

Fonte: Instituto Mário Penna

assine nossa newsletter

Receba antecipadamente oportunidades e lançamentos.